(Crônica quentinha saindo do forno das minhas ideias - inspiración viviente!)
Futebol é um esporte bom e que faz muito bem para o físico! E para algumas mulheres como eu, para os olhos também. Aliás, pouco entendo de regras etc e tal, mas torcer para que a bola balance na rede do time adversário, é tudo o que todos querem quando estão assistindo uma partida de futebol. Principalmente, se estamos falando de Copa do Mundo. Além é claro, de um olhar atencioso aos atributos físicos masculinos, como: os tórax dos jogadores alemães, as abundantes bundas dos nossos brasileiros, o vigor incansável dos times africanos, com suas belas madeixas black-power, as pernas torneadas dos italianos e o charme sex appel dos espanhóis, a la Bandeiras!!
Ontem, foi um dia trágico para alguns muitos brasileiros, pois vimos a rede balançar várias vezes, no entanto, não a nosso favor. Perdemos! E perdemos de feio, há de se assumir. Porém, todavia, entretanto... perdemos ao longo desses 514 anos de história, títulos muito mais importantes que sermos hexacampeões.
Ou seja, estamos em penúltimo lugar em qualidade de educação; nunca ganhamos um prêmio Nobel de Literatura, ou física, ou medicina, ou química, ou até mesmo da paz...; nossa saúde pública é considerada uma das piores do mundo; além é claro dos transportes públicos, estradas e rodovias, portos, violência, roubo, corrupção, entre outros rankings, da qual nos esquecemos com grande facilidade e só nos lembramos em épocas de eleições, com o único objetivo: utilizar tais informações, gráficos e rankings para alfinetar uns aos outros, de forma democrática. Ou seja, em tempos de redes sociais, as flechas vão para todos os lados!!!!E de quem é a culpa?
Como disse, temos 514 anos de história. Há 12 anos a antiga esquerda, o PT, está no poder e os outros 502 anos, sempre esteve uma direita, ultraconservadora que sempre saqueou nosso país, e pior, proibindo quaisquer investigações; e tendo como lema para eleição e reeleição, na boca do povão: ele roubou, mas fez! Tudo mancomunado com uma mídia tão corrupta quanto os próprios políticos.
Prova disso, são reportagens que só eram veiculadas na revista IstoÉ, desses desmandes eleitoreiros de uma extrema direita que hoje se traveste de paladinos da ética política. No entanto, é importante relembrar alguns fatos, pois, ¹"no início do seu primeiro mandato, em 1995, FHC fincou o marco que mostraria a sua conivência com a corrupção. Ele extinguiu por decreto, a Comissão Especial de Investigação, criada por Itamar Franco e formada por representantes da sociedade civil, que visava combater o desvio de recursos públicos. Em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, ele criou a Controladoria-Geral da União, mas este órgão se notabilizou exatamente por abafar denúncias" como: a Pasta Rosa, Sudam e Sudene, Sivam, farra do Proer, Juiz Lalau, sem contar as falcatruas nas privatizações da Telebrás e Vale do Rio Doce. E a culpa pelo caos em nosso país, tem um culpado(a) apenas?
Nesse ano de Copa das Copas e de Eleições, se vê de tudo nesse facebook. A mídia enaltecendo o futebol de Neymar Jr., as mulheres como eu, estonteadas pela beleza de Fred, Hulk e Júlio César; a paixão coletiva pelo carismático David Luiz; os pseudos boletos bancários pagos pela Dilma na compra da Copa; entre outras situações cômicas e/ou reflexivas (crônicas). E a culpa pelo Brasil ter perdido a Copa é apenas do marrento Felipão?
Oras, não estou aqui para meter o pau no Felipão e nem para defender a Dilma. Mas cá entre nós, a moral da história parece que só se satisfaz quando encontramos alguém para Cristo. Alguém para literalmente crucificarmos! Parece brincadeira de queimar, bater e maltratar o boneco Judas, na tal semana Santa, feita pelas crianças, mas instigada pelos adultos.
É ingenuidade acharmos que o Felipão é o único culpado, temos uma mídia, patrocinadores entre outros fatores que fazem pressão para que tais jogadores estejam em campo, sem que mereçam. Um exemplo é o colírio do Fred, camisa 9, jogando na posição que Ronaldão jogava e que marcou apenas um gol, num sacrifício danado. Enquanto Ronaldo até ontem, era o jogador que mais marcou gols em Copa do Mundo. Entre outros casos, que vocês leitores podem citar melhor que eu, que sou uma leiga nesse assunto.
Assim também, é hipocrisia dizermos que nosso país está como está por culpa de Dilma e/ou Lula; ou por culpa de FHC e/ou Itamar Franco, Sarney, entre outros (ex)governantes. A corrupção está entranhada no tal jeitinho brasileiro! Enquanto não pararmos para educar nossos filhos e não delegarmos essa atribuição à escola; enquanto ficarmos dando mais ibope ao futebol, carnaval e novelas que à educação, saúde e cultura; enquanto continuarmos de braços cruzados sem reivindicar nossos direitos; negligenciando nossos deveres: burlando IR, sonegando impostos, trapaceando seguros; comprando diplomas; subornando fiscais e policiais; surrupiando materiais de escritório para o material escolar dos filhos; vendendo o voto por cargos políticos, cestas básicas, bolsa de estudos em escolas particulares, etc... enquanto os brasileiros tiverem orgulho dessas falcatruas, compactuando com tais posturas; enquanto só ficarmos procurando culpados, olhando o cisco no olho do vizinho e esquecendo da trave que existe nos nossos olhos. Não importa quem estiver no poder: ele ou ela, estarão fadados à eterna corrupção!
Mas que possamos nos auto avaliarmos a cada dia, antes de atirarmos as pedras, pois nessa ciranda de partidos e seus políticos, de times e seus jogadores, não existem inocentes, talvez alguns ingênuos. Mas infelizmente, existem brasileiros corruptos e/ou corruptíveis...porém, mesmo assim, eu tenho uma ingênua fé que existam e que hão de existir sempre, os incorruptíveis. Por isso, ainda voto e mesmo perdendo de 7x1, continuarei torcendo pelo meu país, sempre!
Pão e Circo para todos!
Shalom!
Lilian Flores

¹www.conversaafiada.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário