quarta-feira, 15 de junho de 2016

Sobre Pontuações e Sentimentos

VÍRGULA - É uma pausa necessária e obrigatória em um relacionamento, para se ter a certeza que é a pessoa certa. E um namoro não é um parágrafo. Um namoro eu diria, que é um conto de fada, cheio de parágrafos, onde se vê apenas as qualidades, a perfeição que existe imaginariamente.
Quando se usa uma vírgula ou se faz uma pausa, é necessário continuar. Não se é permitido abandonar o texto ou melhor, abandonar o namoro no meio do caminho. É a primeira regra!
E a Vírgula é o sinal de pontuação mais complexo de todos, com inúmeras regras. Há uma regra master: não separar sujeito do predicado! Ou seja, não se pode ver as qualidades sem o dono delas. Mas, há exceções:
No caso do Aposto, quando se explica o sujeito; tentar entendê-lo, ver suas origens, seu passado, suas virtudes e defeitos, seus acertos e erros, suas fraquezas e fortalezas... É preciso pausar! E se depois de compreender tudo isso, e aceitar, é preciso recomeçar. Porque talvez seja amor e amor não se encontra em uma esquina. Mas recomeçar não por pena, por dó, por piedade, porque pediram, porque se suplicou... Amor não se mendiga! Amor não se suplica! Amor se sente e Ponto! Mas recomeçar, porque se ama os defeitos do outro. Recomeçar, porque sentiu saudades que até doeu na alma. Recomeçar, porque a partida foi o fim do começo. Recomeçar, porque é preciso gritar o nome do ser amado; uma regra que permite separar o sujeito do predicado: Vocativo, outra exceção à regra. Então, evoque-o antes que seja tarde demais!
É preciso pausar às emoções, os sentimentos, os sonhos, os planos...
A Vírgula é um recomeço com letra minúscula, mas só a utilize quando necessário e se for imprescindível; senão, opte por reticências ou Ponto Final e ponto!
E se preciso for, entender que namoro, é um conto de fadas até a última vírgula; pra que enfim, venha a tão esperada etapa do noivado e depois, o Felizes para Sempre!
Reza à lenda, que depois de uma pausa, a paixão se torna amor e se já era amor, se transforma em amor maduro.
Mas a pergunta que não quer calar, antes que me perguntem in box: vc fez uma pausa em algum relacionamento, por isso escreveu essa crônica? Nunca! Sempre usei Pontos Finais, infelizmente ou felizmente!  Mas gosto de observar a vida alheia, sempre me foi fonte de inspiração e aprendizado.


Lilian Flores


Nenhum comentário:

Postar um comentário