segunda-feira, 8 de setembro de 2014

COXINHA COM MAIONESE E COCA-COLA: SERVIDO?

Eu bem que queria ser COXINHA, mas falta-me CORAGEM!!!!! Pra ser COXINHA DE VERDADE precisa de muita coragem... Coragem pra fazer sempre cara de paisagem. Coragem pra dizer sempre sim ou quem sabe? Coragem pra vc colocar a MÁSCARA de COXINHA. Coragem pra ser quem vc não é!

Falo isso de cadeira, porque já fui uma COXINHA! Aliás, durante todo o meu estágio probatório, eu confesso que fui COXINHA. Mas agora, graças ao fim desses intermináveis 3 anos, totalmente alforriada; agora eu estou livre dessa GORDURA TRANS que cercava minha alma... (risos)

Mas quem é COXINHA? Vixe tá cheio de gente assim... o pior é que como já fui COXINHA, conheço de ponta-a-ponta a cartilha de uma COXINHA. Ou seja, farejo COXINHAS a km de distância.

A questão não é vc ESTAR COXINHA é vc SER COXINHA!!! Aquele tipinho, que vem e bate nas costas da gente, elogiando nossa atuação e nossa capacidade de dizer o que pensamos. Mas, só faz isso, nada além disso.

Acreditem, eu gosto de perder o meu tempo aqui no computador, somente para ler, ESCREVER CRÔNICAS quando se fazem muito necessárias, até hoje, acho que escrevi umas 6 ou 7, assistir vídeos que eu julgo interessante e curtir os comentários e debater assuntos que não posso deixar passar desapercebidos. Antigamente eu curtia Orkut, MSN, Badoo, fóruns, fuçar blog's... Mas a falta de tempo e a idade, vai nos fazendo ser cada vez mais seletivos.

Os COXINHAS são os que estão por dentro de tudo, eles ficam sabendo de coisas que estão no pré-pensamento, eu desconfio! Eles é que me atualizam das notícias, das quais morrem de medo de opinar.

Por que ser tão medíocre? E eles dão as desculpas mais esfarrapadas possíveis pela sua atuação apolítica: "Adorei a sua crônica, queria tanto escrever como vc escreve, mas eu não comentei nada porque não gosto de me envolver em discussões em facebook" ou tipo assim: "gostei do que vc escreveu, mas meu facebook é só para postar coisas da família... ou, "eu não tenho facebook, mas li o que vc escreveu pelo face do meu filho"...e por ai vão as desculpas. Alguns são bem cara de pau mesmo: "eu não curti porque estou em cargo, sabe como é?"

Eu fico pensando com os meus botões: há uma DITADURA do que vc pode curtir, do que vc pode escrever, do que vc pode dizer???? Ou seja, HÁ PESSOAS que não são livres? HÁ pessoas que trabalham apenas por causa da bonificação acima do salário e outras apenas pelo salário? HÁ PESSOAS que são apenas números e sentem prazer em ser apenas UM NR? HÁ PESSOAS que só querem o cargo e nada mais além das pompas e o orgulho que ele proporciona? Sinceramente, desconfio que estejamos vivendo em um Estado Laico e Democrático! São todos FANTOCHES? E eu sou fantoche dos COXINHAS, então?

Com todo orgulho posso afirmar que não sou FANTOCHE! Mas se eu tivesse que escolher de quem eu queria ser fantoche, claro que eu escolheria dos COXINHAS. Simplesmente, porque eu sempre vou me compadecer dos menos favorecidos intelectualmente, financeiramente, socialmente...; também porque ser COXINHA é um estado passageiro eu acredito, pois como disse: já fui COXINHA em meu passado não muito distante; e o principal de eu preferir eles, é devido a sua ingenuidade que beira a comicidade e ao drama ao mesmo tempo.

Enfim, que gestão é essa que ainda se enquadra nos padrões da velha-política? Seria medo de atuar, discutir, refletir práticas e ações que estão em desacordo com a população, que se manifesta nos meios de comunicação modernos? Por medo de não saber o que dizer e assim atacam tentando fazer terrorismo com os mais frágeis?

Ainda não vos disseram que o "poder" é EFÊMERO? Que o poder apesar de sua aparência de FORTE, é um cristal que pode ser quebrado DIARIAMENTE. Mas ele pode voltar ao fogo e se tornar uma NOVA TAÇA. Não precisa ter medo da queda, dos cacos, do fogo... O importante é se deixar ser TAÇA novamente, transparente, mas que anseia por um VINHO tinto seco. O poder tem seus PRÓS, mas também tem seus CONTRAS. Tem gente que só quer os PRÓS, mas só existe o PODER e ele só é legitimado quando se tem OPOSIÇÃO.

Mas eu só escrevi tudo isso, porque um certo COXINHA, veio me dizer na semana anterior, por isso que digo que os COXINHAS leem atrás do pensamento, que o VALE ALIMENTAÇÃO será diminuído e agora se tornará um VALE COXINHA, como haviam apelidado no passado.

Oras, posso dizer que acho JUSTO diminuir o valor para aqueles que trabalham menos horas (6h) e que tem o privilégio de poderem economizar e almoçarem em suas casas. Eu não posso, compro marmita ou trago comida para almoçar na escola. É justo um trabalhar 40h e o outro 20h e ambos receberem o mesmo valor em vale-alimentação? Sei lá, não sou juíza, se alguém achar que está sendo lesado, advogados, fóruns, sindicatos...servem e ganham para isso: defender o seu direito.

O que não é honroso, é ficar reclamando pelos corredores da vida, colocar o UNIFORME DE COXINHA e fazer cara de paisagem. Se posicione, discuta, reflita, dialogue...é nesses fóruns de discussões que se encontram as melhores saídas para todos. Pois, a Prefeitura precisa cortar gastos e o servidor precisa comer, cada um vai defender o seu ponto de vista. O que não se pode fazer, é ficar alheio a assuntos tão importantes e que nesse caso não diz respeito a mim, mas manifesto-me pensando num todo. Apesar de achar justo a equiparação de horas trabalhadas, com o valor do vale-alimentação; por outro lado, vem a questão: mesmo eu trabalhando 20h ou trabalhando 40h o valor da marmita, buffet ou kg não diminui. O dono do restaurante não diz assim: "ah, coitado, agora recebeu diminuição de carga horária, está ganhando menos, vou te cobrar a metade também!" E aí?

Serve uma COXINHA COM MAIONESE E COCA-COLA?

Lilian Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário