segunda-feira, 6 de novembro de 2017

S.O.S MUSEU DO MAR

O Museu do Mar, o único da América Latina, que possui em seu acervo embarcações de Norte a Sul do nosso Brasil, inclusive, tem a embarcação que Amyr Klink atravessou o Atlântico remando por 100 dias.  Porém, ainda não tem uma bateira - embarcação típica da nossa região - muito utilizada pelos pescadores daqui.
Venho aqui para ser a portadora de uma péssima notícia: o Museu do Mar está prestes a cair no fundo do poço. Se lá não estiver e eu que sou a atrasada!
É uma pena acompanhar por tantos anos o tamanho descaso do IPHAN, FCC, Associação dos Amigos do Museu etc... Pois, desde 2013, quando rachou a primeira viga de madeira do assoalho, no Hall de entrada, pouco tem se feito em pro deste Museu, que é cartão postal da cidade. E é um dos maiores patrimônios culturais do nosso país. Enfim, não é apenas um simples acervo de barcos, como muitos julgam... É também um arsenal de Histórias de nossos antepassados, que estão impressas em cada sala ou diorema ali representados. Histórias de pescadores, bruxas, aventuras... histórias de além'ar!
Tenho um projeto de Patrimônio Cultural, no qual todos os anos levo meus alunos para visitarem esse espaço de arte e cultura à flor da pele. Mas desde 2015, minha peregrinação ao museu cessou. Peregrinação? Como assim? Pagam promessa? Quase!! Com os alunos do CAIC e do Dippold, quando os levei, juntamente com outros professores, pois o projeto é sempre interdisciplinar; tivemos que ir a pé. Com os do Franklin fretamos nossos carros ou vamos no ônibus de linha. Motivo: sem verba pública para pagar ônibus. Mas nós professores já estamos acostumados com esse tratamento VIP. O importante mesmo é ver os olhos das crianças brilharem, verem a empolgação de não conseguirem dormir por entusiasmo, além é claro, dos saberes vividos e compartilhados ali, entre outros prazeres que são indescritíveis... Vale a pena "pagar esse tipo de promessa"!
Mas o que mais me deixou angustiada, triste, boquiaberta, é saber que minha amiga Cléo está deixando a nossa ilha para retornar a nossa outra Ilha, Floripa. Se o motivo fosse por saudade, por outros planos, outros mares, outros ventos...seria aceitável, mas não! A biblioteconomista, responsável pela única biblioteca naval da América Latina, Kelvin Paumier Duarte, está abandonando o barco porque há 12 meses que não recebe seu salário. Motivo muito justo! Qualquer um já tinha pulado do barco muito antes, deixado a deriva... Pois, trabalho voluntário é lindo e necessário, mas quando já temos uma renda ou nos aposentamos e temos a necessidade de preencher nosso tempo, etc...
Já trabalhei como funcionária e como voluntária no Museu e vi muita gente passar por ali. Vi diretores que deram o sangue, como a Ana Lucia Coutinho e Marina Bruschi. Vi o Marcio Rosa suar a camisa pra tudo ficar perfeitamente arquitetônico, com ajuda voluntária de sua esposa que suava junto. Vi parceiros, funcionários e outros voluntários vestirem a camisa pra fazer desse espaço, um lugar alegre, bonito, agradável, aconchegante e vivo. Vi e participei de muitas esquetes teatrais. Vi muitas bandas e músicos começarem ali seus primeiros acordes. Ouvi muita música boa, muitas histórias, poemas, anedotas, quadrinhas...
Vi e vivi os projetos escritos pela Cléo nascerem, crescerem e muitos deles morrerem ou viverem na UTI, respirando por aparelhos...
Mas valeu a pena! Como disse nosso poeta português, Fernando Pessoa, " Tudo vale a pena se a alma não é pequena" . E tenho certeza, que tua alma ultrapassa teu 1,58m. Que o vento sul da Ilha de lá, sopre boas notícias pra ti e pra nós, que estaremos aqui torcendo por ti, na Ilha de cá!

Lilian Flores
www.contoscontidos.blogspot.com.br

PROJETOS QUE A CLÉO ESCREVEU: Esquetes Teatrais (ArcelorMittalVega); Música no Museu (Violão, Violino e Piano - Receita Federal); Barcos do Brasil (IPHAN); Sarau Líteromusical (Vários Patrocinadores); Conversando com o Marinheiro ( Marinha do Brasil); Navegar (aulas de Remo e Vela) entre outros que a minha memória não participou ou falhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário